terça-feira, 29 de março de 2016

OS QUATRO "RS" DA SUSTENTABILIDADE E AS CRIANÇAS


Educar para a vida! Esta é uma proposta que levo muito em consideração quando planejo atividades para meus alunos! O fazer não pode ser um fim, mas um exercício diário da construção de aprendizagens que realmente a criança possa levar para sua vida e de seus familiares.
Pensando nisso, propus um trabalho este ano com brinquedos feitos com recicláveis. Ao invés da criança trazer de casa seus brinquedos,  no "dia do brinquedo"( não sei quem inventou isto!, pois dia de brincar para a criançada é todo dia!), nós juntos faremos nossos brinquedos reaproveitando o que temos na escola, em casa, enfim, reciclando, criando e transformando coisas em brinquedos. E para começar bem o ano, olha só o que fizemos na nossa turma:


Elefantinhos com rolinhos de papel higiênico que foram trazidos de casa e recolhidos na escola,  caixas de papelão que recebemos com kits de materiais, transformadas em orelhas e trombas coloridas! E para dar um charminho: Lantejoulas prateadas reaproveitadas de trabalhos muito antigos.

Quando pensamos em sustentabilidade , logo nos vem à cabeça, reciclar, reduzir, reutilizar  e repensar, por isso é que chamamos de quatro "rs" da sustentabilidade. Nosso planeta precisa de um alívio, o consumo exagerado, a fabricação de produtos cada vez em maiores escalas,  a destinação inadequada do lixo produzido , a poluição em todos os níveis, são fatores que estão degradando nosso planeta. Precisamos urgentemente desenvolver mentes que pensem "verde",  com consciência ecológica e isto é o que precisamos trabalhar com nossos pequenos. Vamos pintar um novo quadro onde a natureza fortalecida sobrevive e onde as pessoas possam ser saudáveis e felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário